top of page


A grande provocação deste Simpósio é condensar diversos fatores corriqueiros da vida de um pesquisador em uma regra unificada.
Imaginem as seguintes situações:
1) Você está naquele almoço de família, cujo motivo é o aniversário de algum membro sênior. Em determinado momento, alguém do outro lado da mesa pergunta em alto e bom tom: O que você tanto faz na universidade? Todos se viram para você esperando encontrar algum sentido em tanta dedicação, estresse e estudo.
2) Você está em uma entrevista de emprego e o responsável por aquela etapa do processo seletivo faz a seguinte solicitação: por favor, descreva o que você desenvolveu ao longo da sua formação.
3) Você está em um congresso internacional, pegando uma bebida durante o Ice Breaker. Ao olhar para o lado, você se depara com um(a) pesquisador(a) que é a estrela da sua área. Essa pessoa pega uma bebida também, olha para você, sorri e, amigavelmente, pergunta com interesse de uma conversa agradável: você vai apresentar algo aqui no congresso?
O que essas situações bem distintas exigem em comum?
A resposta teórica é simples - uma explicação sucinta, clara, com rigor científico, porém atrativa e agradável, e tudo isso em uma linguagem super simples e fácil de entender.
Embora tenhamos a noção do que deve ser feito desde que iniciamos nossa carreira, o difícil está em como fazê-lo.
Diante disso, nossa dinâmica será realizada da seguinte forma: cada provocador terá um total de 10 minutos. Mas não se iluda! Dentro desse intervalo você deve nos provocar com sua apresentação, ser provocado com as perguntas e se retirar.
bottom of page